quinta-feira, 27 de agosto de 2009
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Você faz teatro?
Você já parou para pensar quantas vezes você faz teatro durante o seu dia?
Eu respondo: Inúmeras!
"O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos no público."
Você atua de formas diferentes em sua relação com as pessoas.
Não se trata de falsidade, mentira, dissimulação ou deixar de ser você mesmo. Nada disso!
Claro, existe gente falsa, de má índole, mas este texto não foi escrito para este tipo de leitor.
Cada momento exige um personagem que EXISTE em você.
Conforme nos ensina a astrologia séria, cada ser tem seu Mapa Astral.
Veja a nossa digital, nosso rosto, nem os gêmeos são iguais.
Acreditando ou não, você pode sentir que ninguém é igual a você. Concentre-se nisso.
As suas atitudes podem estar massificadas, pela mídia, pelo lugar aonde mora, pela forma que foi criado, mas ainda assim você é impar. Somos seres únicos inigualáveis no mundo. Mas pouco conhecemos de nós mesmos. Mas acreditem, temos muitas faces.
Você age igual em todos lugares que vai? No trabalho?No amor? Nas amizades?No atender clientes? No telefone?
Atuar é apenas misturar os seus "Eus" e quando você está triste, buscar dentro de você lembranças de momentos felizes e atender bem um cliente ou responder com amor a pergunta de um filho.
Atuar no teatro como profissão é exagerar estes seus "Eus" e misturá-los com características de outras pessoas que você conheceu. Não entendo quem diz que não gosta de teatro.
Veja bem, não é para você engolir sapos na sua vida. Apenas é uma constatação que faço, que você é um único e especial ser, mas ao mesmo tempo muitos!
Quem já não foi um conselheiro amoroso sem ter amado?
Quem já não fez cara de sério quando por dentro estava gargalhando?
Quem nunca contou um fato exagerando o que aconteceu para a história ficar mais interessante?
Quem já não atendeu um cliente "mala" sorrindo?
Seja verdadeiro sempre, pare de fingir, mas às vezes buscando um dos seus "lados" que mais cabe na situação, você será melhor compreendido e desta forma possa dizer toda a verdade sem estragar tudo.
Então a chave é controlar a maneira de falar e não o que vai ser dito. Atuar sendo você. Como fazer isto? Buscando o auto conhecimento de quantos você é e pode ser mesmo sendo uma pessoa só. Saber se expressar é fundamental. Os cursos de teatro ajudam nisso.
O símbolo do teatro são duas máscaras, uma sorrindo(humor) e outra chorando(drama). Isto não lhe faz pensar? São as emoções básicas humanas. As máscaras encobrem o rosto que não mostramos e que esconde o que estamos sentindo. O ator retira estas máscaras e coloca a sua cara a tapa! Precisa ter coragem pra isto!
Teatro é vida, vida é teatro. Teatro é profissão de alguns (a minha por exemplo). Teatro é uma ferramenta de todos. Você usa desde a mais tenra infância. Os bebes choram sem vontade para ganhar colo.
Existem pessoas que temem os atores, porque acham que eles vão saber fingir no seu dia a dia, eu discordo, acho que em geral são bem mais verdadeiros em suas faces de tanto que buscaram outras formas de se verem e de tanto que trabalharam a sua coragem. Este conceito é de quem não percebeu que todos de uma maneira ou de outra são atores na sua vida.
Na minha opinião mesmo quem diz que não gosta de teatro (normalmente é quem nunca desliga a TV e vai assistir uma peça ou nunca se permite ver mais de um espetáculo) faz teatro todos os dias!
Cíntia.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
A Expressão Corporal
A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente. Por isso que no teatro a fala do personagem e os gestos tem que estar em sintonia para passar credibilidade ao público.
Na Oficina de Teatro os jogos e exercícios auxiliam muito a pessoa a desenvolver a sua expressão corporal e descobrir outras formas de falar. Ir além do que está acostumado.
Cíntia.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
O que quer dizer : "oficina de teatro"?
OFICINA:
Esta palavra define o local de uma atividade laboral, principalmente manual ou artesanal, tal como a que desenvolve um eletricista ou mecânico. Provém do latim "opificium", derivada de "opificis", artesão, que se formou, por sua vez, mediante a justaposição de "opus", obra, e "facere", fazer. Muitas palavras de nossa língua procedem de "opificium" e seus derivados, tais como ofício, oficial, oficioso.
Quanto a oficina, usamos essa palavra em português para designar um lugar de trabalhos técnicos ou manuais, como mecânica, eletricidade, carpintaria e outros. Em espanhol designa um trabalho de escritório, realizado em órgãos públicos ou empresas privadas.
Figurativamente refere ao lugar onde se verificam grandes transformações; um local ou sessões de encontros (meeting) entre profissionais e/ou estudantes para solução de problemas comuns: oficina de literatura; oficina de música; oficina de teatro;etc.
O termo "oficina" pode ser usado para um trabalho intesivo de um dia ou como no caso da oficina de teatro ter a duração de meses.
Quando se fala em teatro se fala de comunicação, criatividade, rapidez de raciocínio, expressividade. O teatro trabalha toda esta possibilidade da pessoa se comunicar melhor, perder a timidez e falar bem em público. Serve também para ter consciência do que é para mudar de forma “para dentro” e ter a motivação e conhecimento para isto acontecer.
O curso de dramatização ou oficina de teatro, propõe fazer isto através de brincadeiras, jogos, exercícios de desinibição e integração.
TRABALHAR-SE!
Cíntia.
Registro Profissional de ator
O nome correto é REGISTRO PROFISSIONAL. “DRT” é sigla da “Delegacia Regional do Trabalho”, órgão do Ministério do trabalho responsável por anotar na carteira de trabalho do ator o número de seu registro profissional. PLIM! Acende uma lâmpada!
Sim! Você deve ter a carteira de trabalho para poder obter o registro profissional, pois é lá que serão anotados seus contratos de trabalho.
Para quem não sabe, a profissão de artista foi reconhecida pela Lei nº 6.533 / 1978, regulamentada pelo Decreto nº 82.385, de outubro do mesmo ano.
Ou seja, somos profissionais reconhecidos pela legislação há trinta anos, e até hoje pairam dúvidas sobre os mecanismos de obtenção do registro profissional e sua serventia.
Segundo o artigo 6º da referida Lei, “O exercício das profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões requer prévio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, o qual terá validade em todo o território nacional”.
O médico precisa do registro profissional perante o Conselho Regional de Medicina para poder atuar, o advogado perante a Ordem dos Advogados do Brasil, o dentista perante o Conselho Regional de Odontologia.
Mas, e o ator, deve se registrar onde? Que órgão equivale aos citados?
Trocando em miúdos, o Decreto prevê que podem ter o registro profissional como artista:
* Portadores de diplomas de curso superior reconhecidos pelo MEC;
Ok, mas e se eu tenho uma vasta experiência e não tenho diploma algum, nem possuo condições de ter, mas preciso do registro para poder trabalhar?
*Portadores de atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato.
Para isto você deve procurar o Sindicato dos Artistas da sua região. Você deve procurá-lo e se informar sobre o que deve fazer para obter o tal atestado de capacitação.
Cada Sindicato tem seus critérios para determinar se o candidato está apto ao registro profissional e então emitir o atestado. Algumas vezes tem banca, outras somente análise do material, ora um misto. Depende da Comissão criada para definir os requisitos.
E, lembre-se, conforme diz o artigo 6º, citado lá em cima, seu registro profissional vale no país inteiro, mesmo que obtido em um Estado.
Assim, de posse do seu diploma de curso superior ou técnico, ou do atestado de capacitação emitido pelo Sindicato e também de sua carteira de trabalho, você deve ir à DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para pedir a emissão do registro profissional. Vale consultar o órgão para saber se é exigido mais algum documento. Normalmente, Xerox do RG, CPF e comprovante de residência.
A Delegacia Regional do Trabalho vai anotar um número na sua carteira de trabalho. Esse número é o “DRT”, ops! Registro profissional!
Na Lei ainda estão assegurados diversos direitos e estão descritos detalhes da profissão do ator cujo conhecimento pode ser bastante útil. É interessante também saber o conceito legal de “artista” e de “ator”, que estão no quadro anexo do Decreto 82.385. Vale à pena dar uma bisbilhotada.
http://www.satedrs.org.br/filiese/registro.asp
O Registro Profissional só é exigido a partir de 14 anos de idade.
Cíntia.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
O histórico de Cíntia Vieira
Cíntia Vieira
HISTÓRICO
A atriz Cíntia Vieira começou a se interessar por teatro na infância, estimulada pelas atuações do ator, humorista e grande inspirador Francisco (Chico) Anísio. Sua primeira oficina de teatro em 1991 no Colégio La Salle, em Canoas, com duração de um ano. A segunda oficina de teatro foi feita no Centro Cultural Canoas, com duração de 10 meses. A terceira oficina foi na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre com duração de 5 meses. Também já atuou em televisão, como em comercial da Móveis Mazzotti, em 1994, no comercial de divulgação evento Garota Bandeirantes, em 1993, divulgação do Planeta Atlântida, em 2000 etc.
Entre suas atuações, também Foi professora voluntária de teatro em escolas públicas para crianças até 10 anos. Paralelamente participou de grupos de teatro, dos quais se destacam:
•Pode haver inço no Jardim - Diretor: João Máximo
•Golhiardos - Diretor: André Guedes
•Grupo de Teatro Agenda - Diretora: Lisete Guerra
A CRIAÇÃO DA EMPRESA CÍNTIA VIEIRA EVENTOS Ltda.:
Entre 1996 e 1999 desenvolveu trabalhos em conjunto com agências de publicidade, que ofereciam seus esquetes para eventos promovidos por empresas.
E foi a partir destas experiências que Cíntia Vieira sentiu a necessidade de interpretar seus próprios textos e personagens e deu início à empresa CÍNTIA VIEIRA EVENTOSLtda.
Na Cíntia Vieira Eventos os textos, figurinos e montagem de peças, bem como as prospecções a novos clientes são realizadas por ela e sua equipe de apoio, explorando-se, dessa forma, nicho de mercado: a atuação teatral personalizada, ou, o endomarketing teatral.
Neste trabalho, a atriz Cíntia Vieira encena de forma a transmitir teatralmente o assunto que for de interesse do cliente, a mensagem que seu cliente deseja passar a seus colaboradores.
A empresa Cíntia Vieira Eventos, em sua trajetória de mais de 16 anos no mercado, acumulou know-how para oferecer atuações teatrais personalizadas que satisfaçam as necessidades de comunicação entre seus clientes e colaboradores, sempre de forma criativa e, acima de tudo, eficaz.
PRODUTOS OFERECIDOS:
•Mestre de cerimônias: a personagem escolhida segue roteiro do evento interagindo de forma bem humorada com o público. Criando desta forma um clima descontraído e marcante para o evento.
•Homenagem teatral: Teatralização Personalizada. O presente inesquecível cheio de emoção, carinho e alegria. 15 anos, casamento, aniversário, bodas, chá de panela, chá de fralda, etc...
•Apoio em palestras: Teatralização do assunto que está sendo abordado. Este produto pode ser utilizado durante a apresentação do palestrante contratado pela empresa, na abertura do evento ou como encerramento.
•Apresentação teatral: Neste formato pode-se criar uma apresentação sem o desenvolvimento de um assunto específico, mas sim algo para alegrar e trazer reflexão ao grupo.
•Apresentação teatral para empresa/treinamento: Conceito inovador para sua apresentação setorial ou em grupo. A atuação teatral estimula a reflexão e sempre surpreende os colaboradores, que geralmente estão acostumados a ouvir e não a participar da abordagem que lhes mostra o assunto proposto. A atuação teatral tem papel fundamental na fixação do assunto abordado.
Alguns personagens:
•Apresentadora Lolita
•Cigana
•Caipira
•Deusa do tempo
•Cupido
•Anjo da guarda
Criamos personagens personalizados de acordo com o tema de seu evento ou conforme perfil de sua empresa. Exemplos:
•Mulher maravilha – Tintas Killing
•Roleta de ônibus - Carris
•Estrada - Univias
•Professora de Rafiting - Brasil Telecom
•Professora de ginástica - Tintas Killing
CLIENTES ATENDIDOS
Entre os vários clientes já atendidos, destacam-se os seguintes:
•Shopping Iguatemi: Atendimento ao Cliente
•Digitel: Semana da qualidade
•Carris S.A.: Auto estima
•Brasil Telecom: Mestre de cerimônias; Entrega de Resultados.
•Areva: 5S
•Brasilit: 5S
•Policlínica Central: Mestre de cerimônias.
•Boticário: Atendimento ao cliente
•Univias: 5S
•Paquetá: Vendas
•AçoKraft:Seminário da qualidade
•Aços Favorit: Superação
•Tintas Renner: Mestre de cerimônias
•Votorantim: Segurança no trabalho. SIPAT
•Renova: Mestre de cerimônias
Site da empresa: Cíntia Vieira Eventos ltda: www.cintiavieira.com.br
Para inscrever-se na oficina de iniciação ao teatro:
Com a atriz: Cíntia Vieira
Para profissionais de todas as áreas!
Este trabalho é para ajudar a desmascarar a arte que existe em você, mas também para lhe ajudar a ver a vida de forma diferente e se surpreender com o que você é capaz!
Objetivos:
* Desinibição
* Expressão corporal
* Interpretação
* Dicção
* Construção de personagens
* Como falar em público
* Trabalhar em equipe
* Interpretação de textos de teatro
* Montagem de uma peça
Os participantes deverão levar para as aulas:
*roupas leves (Ex.: camiseta, moletom ou roupa de treino)
*toalha de rosto
*caderno e caneta.
As aulas são para pessoas acima de 21 anos com escolaridade superior ao ensino fundamental.
INSCRIÇÃO: R$10,00. PREÇO DO CURSO: R$80,00 por mês.
LOCAL: a combinar(Canoas/RS).
DURAÇÃO: 3 meses; uma vez por semana; duas horas de aula.
Na sala do curso somente podem ficar alunos e o facilitador do curso.
As aulas perdidas não serão recuperadas.
A pontualidade é fundamental neste curso. Não é possível entrar na sala após o início da aula.
O que você acha de fazer algo diferente por você?