Pesquisar este blog

Eu

Eu
Mulher; vegetariana; atriz de teatro; e muito mais: Cíntia Vieira

Bem vindo! Favor ler e comentar os meus textos neste blog. Obrigada!

  • Princesas modernas; Andar em perna de pau é imitar a vida; O uso do microfone; A expressão coporal; Você faz teatro?; Puxa! Não façam isto!; O ganha pão pode vir da alma; O que eu chamo de relação burguesa; etc.
  • Lembre-se: para copiar obras e fotos da internet deve-se colocar a fonte e o nome do autor. Vamos valorizar o artista!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O que quer dizer : "oficina de teatro"?


OFICINA:

Esta palavra define o local de uma atividade laboral, principalmente manual ou artesanal, tal como a que desenvolve um eletricista ou mecânico. Provém do latim "opificium", derivada de "opificis", artesão, que se formou, por sua vez, mediante a justaposição de "opus", obra, e "facere", fazer. Muitas palavras de nossa língua procedem de "opificium" e seus derivados, tais como ofício, oficial, oficioso.

Quanto a oficina, usamos essa palavra em português para designar um lugar de trabalhos técnicos ou manuais, como mecânica, eletricidade, carpintaria e outros. Em espanhol designa um trabalho de escritório, realizado em órgãos públicos ou empresas privadas.

Figurativamente refere ao lugar onde se verificam grandes transformações; um local ou sessões de encontros (meeting) entre profissionais e/ou estudantes para solução de problemas comuns: oficina de literatura; oficina de música; oficina de teatro;etc.
O termo "oficina" pode ser usado para um trabalho intesivo de um dia ou como no caso da oficina de teatro ter a duração de meses.
Quando se fala em teatro se fala de comunicação, criatividade, rapidez de raciocínio, expressividade. O teatro trabalha toda esta possibilidade da pessoa se comunicar melhor, perder a timidez e falar bem em público. Serve também para ter consciência do que é para mudar de forma “para dentro” e ter a motivação e conhecimento para isto acontecer.
O curso de dramatização ou oficina de teatro, propõe fazer isto através de brincadeiras, jogos, exercícios de desinibição e integração.

TRABALHAR-SE!

Cíntia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário