Pesquisar este blog

Eu

Eu
Mulher; vegetariana; atriz de teatro; e muito mais: Cíntia Vieira

Bem vindo! Favor ler e comentar os meus textos neste blog. Obrigada!

  • Princesas modernas; Andar em perna de pau é imitar a vida; O uso do microfone; A expressão coporal; Você faz teatro?; Puxa! Não façam isto!; O ganha pão pode vir da alma; O que eu chamo de relação burguesa; etc.
  • Lembre-se: para copiar obras e fotos da internet deve-se colocar a fonte e o nome do autor. Vamos valorizar o artista!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Você faz teatro?


Você já parou para pensar quantas vezes você faz teatro durante o seu dia?
Eu respondo: Inúmeras!
"O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos no público."
Você atua de formas diferentes em sua relação com as pessoas.
Não se trata de falsidade, mentira, dissimulação ou deixar de ser você mesmo. Nada disso!
Claro, existe gente falsa, de má índole, mas este texto não foi escrito para este tipo de leitor.

Cada momento exige um personagem que EXISTE em você.
Conforme nos ensina a astrologia séria, cada ser tem seu Mapa Astral.
Veja a nossa digital, nosso rosto, nem os gêmeos são iguais.

Acreditando ou não, você pode sentir que ninguém é igual a você. Concentre-se nisso.
As suas atitudes podem estar massificadas, pela mídia, pelo lugar aonde mora, pela forma que foi criado, mas ainda assim você é impar. Somos seres únicos inigualáveis no mundo. Mas pouco conhecemos de nós mesmos. Mas acreditem, temos muitas faces.
Você age igual em todos lugares que vai? No trabalho?No amor? Nas amizades?No atender clientes? No telefone?
Atuar é apenas misturar os seus "Eus" e quando você está triste, buscar dentro de você lembranças de momentos felizes e atender bem um cliente ou responder com amor a pergunta de um filho.
Atuar no teatro como profissão é exagerar estes seus "Eus" e misturá-los com características de outras pessoas que você conheceu. Não entendo quem diz que não gosta de teatro.
Veja bem, não é para você engolir sapos na sua vida. Apenas é uma constatação que faço, que você é um único e especial ser, mas ao mesmo tempo muitos!
Quem já não foi um conselheiro amoroso sem ter amado?
Quem já não fez cara de sério quando por dentro estava gargalhando?
Quem nunca contou um fato exagerando o que aconteceu para a história ficar mais interessante?
Quem já não atendeu um cliente "mala" sorrindo?
Seja verdadeiro sempre, pare de fingir, mas às vezes buscando um dos seus "lados" que mais cabe na situação, você será melhor compreendido e desta forma possa dizer toda a verdade sem estragar tudo.
Então a chave é controlar a maneira de falar e não o que vai ser dito. Atuar sendo você. Como fazer isto? Buscando o auto conhecimento de quantos você é e pode ser mesmo sendo uma pessoa só. Saber se expressar é fundamental. Os cursos de teatro ajudam nisso.
O símbolo do teatro são duas máscaras, uma sorrindo(humor) e outra chorando(drama). Isto não lhe faz pensar? São as emoções básicas humanas. As máscaras encobrem o rosto que não mostramos e que esconde o que estamos sentindo. O ator retira estas máscaras e coloca a sua cara a tapa! Precisa ter coragem pra isto!
Teatro é vida, vida é teatro. Teatro é profissão de alguns (a minha por exemplo). Teatro é uma ferramenta de todos. Você usa desde a mais tenra infância. Os bebes choram sem vontade para ganhar colo.
Existem pessoas que temem os atores, porque acham que eles vão saber fingir no seu dia a dia, eu discordo, acho que em geral são bem mais verdadeiros em suas faces de tanto que buscaram outras formas de se verem e de tanto que trabalharam a sua coragem. Este conceito é de quem não percebeu que todos de uma maneira ou de outra são atores na sua vida.
Na minha opinião mesmo quem diz que não gosta de teatro (normalmente é quem nunca desliga a TV e vai assistir uma peça ou nunca se permite ver mais de um espetáculo) faz teatro todos os dias!

Cíntia.


Um comentário:

  1. Concordo contigo Cíntia, em diferentes momentos do dia assumimos diferentes faces do nosso ser, de acordo com a situação. A vida de fato é um grande palco, somos atores e atrizes dramatizando o cotidiano. A diferença é que o roteiro pode mudar sem aviso-prévio.

    Exemplo: Tu estava tranquilinha no teu canto cumprindo com tua rotina e derrepente aparece uma pessoas que te faz rever conceitos, coloca tua vida de cabeça para baixo mexendo com algo que estava parado. E isto te traz vida, te traz amor e paixão, mas assusta. O roteiro muda repentinamente e cabe a ti explorar essa mudança e crescer como pessoa, bem como também pode voltar para o roteiro antigo e continuar a encenar a peça que já estava escrita.

    O mais difícil na vida e no teatro é se entregar ao personagem...a diferença entre os bons atores e os regulares está na identificação e na entrega ao personagem. Na vida é assim...sem entrega não há amor, sem entrega não há vida.

    Parabéns pelo blog e pelo teu trabalho. Tenho orgulho de conhecer uma pessoa como você.

    Um beijo do
    Rodrigo

    ResponderExcluir