Pesquisar este blog

Eu

Eu
Mulher; vegetariana; atriz de teatro; e muito mais: Cíntia Vieira

Bem vindo! Favor ler e comentar os meus textos neste blog. Obrigada!

  • Princesas modernas; Andar em perna de pau é imitar a vida; O uso do microfone; A expressão coporal; Você faz teatro?; Puxa! Não façam isto!; O ganha pão pode vir da alma; O que eu chamo de relação burguesa; etc.
  • Lembre-se: para copiar obras e fotos da internet deve-se colocar a fonte e o nome do autor. Vamos valorizar o artista!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O uso de microfone


Embora seja simples falar com o microfone na mão, você deverá tomar certos cuidados. Algumas pessoas seguram-no e continuam falando como se estivessem sem ele. À medida que se entusiasmam, gesticulam com o microfone de um lado para outro. O som sai prejudicado e o público começa a prestar a atenção ao microfone do "malabarista".
Não aponte o microfone para as caixas e saiba segurá-lo.

Posicione-o na altura do queixo e faça do braço uma espécie de pedestal, mantendo-o sempre no mesmo lugar. Para saber qual a altura e a distância corretas do microfone de mão, basta deixar o braço esticado naturalmente ao longo do corpo e dobrá-lo, levando o aparelho em direção à boca. Mesmo que você tenha que se apresentar com o microfone colocado em um pedestal, em uma mesa ou tribuna, de vez em quando retire-o e se movimente falando com ele na mão. Essa atitude poderá dar mais dinamismo à apresentação e estimular os ouvintes a se concentrarem na mensagem.
Evite trocar o microfone de uma mão para outra com freqüência, o que poderá desviar a atenção dos ouvintes ou demonstrar um desconforto que será prejudicial à sua imagem. Se você fizer essa troca de vez em quando, desde que não chame a atenção das pessoas, poderá ser considerada uma atitude normal.
Não teste o microfone com "batidinhas" na frente do público. Isto incomoda os ouvidos. O ideal é a pessoa responsável pelo aparelho testar e não você. Mas se for inevitável, diga algo que se o microfone estiver funcionando seja algo bom de ouvir ou com cara de teste mesmo: Exemplos: -Bom dia!ou -Teste som, testando o som. Obrigada!
Tome cuidado com os microfones de lapela, pois nem todos os modelos possuem a mesma qualidade. Posso afirmar que a maioria dos microfones de lapela não são tão bons para captar a voz quanto aqueles tradicionais, com ou sem fio de mão.
Tanto os microfones de lapela, quanto os sem fio de mão, tem que ser testados com a sala cheia de pessoas e com os objetos já no lugar.
Cuidado, bons microfones são caros e raramente encontrarmos bons aparelhos nos eventos.

O headset de boa qualidade e testado no evento é uma boa opção,(microfone de rosto)pois permite que você se movimente pela sala e, por estar sempre próximo a boca, capta e transmite o som com melhor qualidade. Mas mesmo usando ele, você terá que ter outro microfone de mão a sua disposição para caso você queira falar com alguém do público.
Microfone é um assunto delicado devido a sua enorme importância. Mas parece que as pessoas em geral não pensam nele.
Pense você! O que um bom microfone pode acrescentar e facilitar sua apresentação? O que um microfone mal usado ou de má qualidade pode fazer com sua imagem?

Cíntia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário