Pesquisar este blog

Eu

Eu
Mulher; vegetariana; atriz de teatro; e muito mais: Cíntia Vieira

Bem vindo! Favor ler e comentar os meus textos neste blog. Obrigada!

  • Princesas modernas; Andar em perna de pau é imitar a vida; O uso do microfone; A expressão coporal; Você faz teatro?; Puxa! Não façam isto!; O ganha pão pode vir da alma; O que eu chamo de relação burguesa; etc.
  • Lembre-se: para copiar obras e fotos da internet deve-se colocar a fonte e o nome do autor. Vamos valorizar o artista!

sábado, 28 de novembro de 2009

O ganha pão pode vir da alma

Difícil convencer pai, mãe, amigos, vizinhos, a sociedade em geral, e até a você mesmo , que você pode sobreviver, lucrar e realizar-se fazendo aquilo que faria pela alegria, por lazer, dom e diversão. Mais difícil ainda, tornar isto tão profissional e tão sério que acaba sendo o seu trabalho de segunda a segunda, trabalhando mais do que em um emprego “convencional”.

Precisei de coragem para largar o tão “elogiado” emprego de carteira assinada para viver o teatro. Precisei de mais coragem ainda para largar os grupos de teatro e viver como diretora, produtora e atriz de um escritório que vende as minhas próprias apresentações teatrais.

Comecei sem parâmetros.Inventei esta forma se trabalhar, e fazendo arte, não me perdi nas tramas de pensar só no hoje que tanto enredam os corações dos artistas. E deste ofício consegui algo que talvez meus empregos “convencionais” não me dariam. Conquistei a casa própria, carro, estabilidade “emocional” e “admiração” social, mesmo sendo uma atriz teatral de eventos corporativos e familiares. Tudo coisas simples, mas que tem a minha cara e suor.

Ainda tem o agravante de ter nascido mulher. Muitas vezes bombardeada por frases que insultam por parecer que somente com a ajuda de alguém conseguiria me manter, ou ainda, recebendo propostas de emprego como se eu não fosse uma empresária e profissional do meu próprio negócio.

Tem também a questão do sucesso. O que é sucesso senão passar a maior parte do dia fazendo coisas com prazer? Mas muitos dizem que o sucesso é estar naquela caixa hipnótica (TV) que temos na sala, quarto, cozinha e às vezes até no banheiro. Outros dizem que sucesso é somente grana.

E qual é a boa notícia? Eu sou feliz tendo acreditado em um dom e estudado para aprimorá-lo. Eu sou feliz vivendo o teatro “solitário” que criei. E você pode também! Você ama alguma coisa que faz nas horas vagas e todo mundo lhe diz que isto não leva a nada? Quando alguém vai iniciar algum negócio, estuda, planeja, dá um prazo de dois anos para começar a dar lucro. Decidir viver da arte, por exemplo, não é diferente. Tudo tem que ser planejado e a força interior deve ser enorme, porque todos querem que você seja “igual”. Não esqueça, fazer arte pode ser confeccionar bijuterias ou tocar em uma grande orquestra.

Cuide-se com pessoas frustradas que largaram os seus sonhos de criança, quando desejavam até ser astronauta, pela responsabilidade de manter-se e manter uma família escolhendo profissões padrão. Estas pessoas costumam nos colocar para baixo e esquecem que com os corajosos, fora da mídia e desbravadores, pode dar certo!

Cíntia Vieira.

Atriz e diretora da Cíntia Vieira Eventos Ltda.

www.cintiavieira.com.br

2 comentários:

  1. Pois é Cintia, eu tentei fazer curso técnico de eletrônica, tentei fazer faculdadde de Economia, mas nada disso fazia com que eu me encontrasse, fui vendedor, aliás péssimo vendedor, porque não era aquilo que eu achava o ideal. Hoje aos 45 anos me formei em Medicina Chinesa, tenho 7 cursos de Alquimia com tratamento através de Florais e fiz todos os níveis de Reiki, me sinto pronto para ser um profissional de verdade, porque quando boto a mão em alguém ela sai dali melhor do que chegou e eu, com certeza também.
    Hoje eu sou feliz em fazer o que faço, mesmo que contrarie as convenções sociais, mesmo que não seja um trabalho com carteira assimnada, mas quem recebe um atendimento meu recebe o melhor que eu tenho para dar naquele momento.
    continua com teu trabalhoCintia, Leva alegria e compreensão para as pessoas.
    Amaury Palma - 9760-2010

    ResponderExcluir
  2. Conheço a Cíntia de outros carnavais,até mesmo pq ela já foi minha entrevistada no blog de Zero Hora + Canoas,sabes que tb mantenho outro blog por conta e risco próprio o voznativacomunicacoes.blogspot.com.
    Fico pensando será que ele tem tido sua utilidade??muitas vezes não vejo comentarios algum nos posts que crio,mesmoassim continuo postando para acompanhar o nro de leitores.Acredito nisto e tb te incentivo a continuares acreditando em ti e teus ideais.Luz e paz!!!

    ResponderExcluir